Projeto
Resgatando as Brincadeiras Infantis no Ambiente Escolar
Orientadora Educacional
LIED
2011
Justificativa
A necessidade de resgatar as brincadeiras infantis no ambiente escolar faz pensar nas atitudes dos alunos durante todo o recreio, onde eles sempre estão brincando de forma não direcionada, ou seja, brincadeiras não saudáveis, tendo em vista muitas vezes brigas, empurrões e desentendimentos entre os alunos. Com isso faz refletir a falta das brincadeiras infantis durante todo o recreio e no ambiente escolar.
Atualmente, as brincadeiras infantis perderam seu devido valor, tanto em casa, quanto no ambiente escolar, onde foram inseridos outros tipos de brinquedos, como os vídeo-game, brinquedos eletrônicos, programas de TV e etc., fazendo assim com que os alunos esquecerem as brincadeiras infantis.
Objetivo Geral
*Resgatar e valorizar as Brincadeiras Infantis para favorecer a interação entre os alunos e o ambiente escolar, construindo regras, normas e atitudes positivas, trabalhando também os valores como: amizade, cooperação, solidariedade e respeito no ambiente escolar como um facilitador de aprendizagem.
Objetivo Específico
*Apresentar a História das Brincadeiras Infantis.
*Relembrar as principais brincadeiras que foram esquecidas com o passar do tempo.
*Trabalhar as brincadeiras Infantis com LIED.
Introdução
As brincadeiras e os jogos são atividades fundamentais para o desenvolvimento e para a educação das crianças. O fato de que a criança, desde muito cedo, pode se comunicar através de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira, faz com que se desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras podem desenvolver-se algumas capacidades importantes, tais como: a atenção, concentração, socialização, orientação espacial, esquema corporal, a imitação, a memória, a imaginação. Para Gislene de Campos Oliveira:
“É importante, também, que ela tenha uma boa coordenação global, saindo-se bem ao se deslocar, transporta objetos e se movimentar em sala de aula e no recreio. Muitos dos jogos e brincadeiras, realizados nos pátios das escolas, são na verdade, uma preparação para uma aprendizagem posterior. Com eles a criança pode adquirir noções de localização, lateralidade, dominância, e cosequentemente orientação espaço - temporal. Um fator importante para a educação escolar é o desenvolvimento do sentido de espaço e tempo. Uma boa orientação espacial poderá capacitá-la a orientar-se no meio com desenvoltura.” (OLIVEIRA, 2008, pg 39).
A brincadeira é uma forma de divertimento típico da infância, isto é uma atividade natural da criança, onde o brincar é fundamental para o desenvolvimento da identidade e autonomia da criança. Através dos jogos e brincadeira, elas podem organizar suas fantasias e seus desejos livremente, e com isso, encontra muito prazer. Por isso as atividades lúdicas devem ser o alvo principal de um planejamento escolar.
O educador é um mediador, um organizador do tempo, do espaço das atividades, dos limites, das certezas e até das incertezas do dia-a-dia da criança em seu processo de construção do conhecimento.
Como educador é preciso reverter este quadro e resgatar o sentido das brincadeiras infantis nos ambientes escolares, levando ao conhecimento dos educadores o papel que devem desempenhar e demonstrar sua responsabilidade em ensinar brincadeiras sadias e culturais.
A escola, espaço privilegiado de vida e aprendizagem, todavia deve criar condições para o aluno realizar atividades lúdicas livremente e, ao mesmo tempo, poder emprega- lá como estratégias de ensino-aprendizagem.
Não só as brincadeiras infantis, mas como jogos, brincadeiras de adivinhas e trava - línguas que contribuem para o crescimento da criança e facilita a aprendizagem.
As brincadeiras além de divertir, alegram as crianças, e é uma excelente aliada no processo de aprendizagem. O brincar é uma forma em que a criança aprende enquanto brinca, ela se desenvolve e se socializa. Brincando as crianças, descobrem o seu papel na sociedade, seus limites, exploram o mundo e apreendem a realidade que vive, portanto a brincadeira na escola é um importante meio de aprendizagem, desde que não seja deixado de lado o lúdico que ela traz.
Algumas brincadeiras parecem ser eternas. Passadas de geração para geração, pelos avôs e pelos pais, e as brincadeiras costumam ser muito apreciadas pelas crianças. Mas, hoje em dia, as brincadeiras infantis, estão sendo esquecidas pelo tempo e sendo substituídas por brinquedos industrializados como, por exemplo: vídeo games, jogos de computadores, bonecos eletrônicos, etc. E o outro problema que encontra também atualmente é que as cidades estão mais violentas, e por isso não vemos crianças brincando soltas nas ruas, deixando de existir as tradicionais brincadeiras de ruas.
Porém, nenhum destes problemas pode servir de desculpas para não tentar resgatar tais brincadeiras, tão importantes e agradáveis para estar resgatando nos ambientes escolares em suas recreações e nos recreios. Isso porque nunca é tarde para trazer de novo as brincadeiras e jogos para as novas gerações, não permitindo assim que as antigas brincadeiras desapareçam.
Trabalhar com os alunos da Educação Infantil ao 5º ano, com idade na faixa etária de 4 anos a 14 anos na Escola Municipal José Teixeira Paulo.
Será realizada na Escola “A semana da Criança”, para resgatar as Brincadeiras Infantis através de atividades lúdicas com os alunos, com varias atrações: dia do Cinema, dia do teatro, dia dos brinquedos e jogos e dia da comemoração do “dia das crianças” com uma gincana, com várias brincadeiras.
No primeiro momento, vamos realizar uma apresentação sobre a história das brincadeiras infantis, através de banner ou slids, no LIED. Em seguida apresentaremos os diversos tipos de brincadeiras infantis, demonstrando as regras, diferenças e semelhanças entre as mesmas, através de banners ou slids.
Conversaremos com os alunos sobre as brincadeiras infantis que foram esquecidas com o passar do tempo e pedir que os mesmos façam entrevistas em casa com pais e avós para saber quais eram as brincadeiras infantis que eram realizadas por eles.
Após conhecerem todos os tipos de brincadeiras, iremos para o segundo momento para realizar as brincadeiras infantis na gincana da Semana da Criança.
1ª Momento: - Apresentar a história das brincadeiras Infantis;
- Mostrar os diversos tipos de brincadeiras infantis;
- Pesquisar em casa as principais brincadeiras infantis que foram esquecidas com o passar do tempo;
- Conversar sobre as regras que cada brincadeira possui.
2ª Momento: - Aplicar algumas brincadeiras infantis na gincana da semana da criança.
Cronograma
Outubro
04.10.11 | 06.10.11 | |||
Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta |
*História das Brincadeiras Infantis; *Apresentar as Brincadeiras; *Pesquisas p casa. | *Discutir sobre a pesquisa; *Trabalhar com atividades no Computador. |
Outubro
10.09.11 | 11.09.11 | 12.09.11 | 13.09.11 | 14.09.11 |
Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta |
Sessão Cinema | Teatro | Feriado | Dia do Brinquedo | Gincana |
Piquinique |
Sugestão: Além dos brinquedos, que quiser poderá trazer brinquedos antigos.
Gincana
GINCANA DO TEIXEIRINHA - SEMANA DA CRIANÇA
OBJETIVOS
OBJETIVOS
- Comemorar o Dia da Criança (12 de outubro);
- Proporcionar maior integração entre a comunidade escolar;
- Promover o entretenimento através de atividades recreativas, esportivas.
I ) FORMAÇÃO DE EQUIPES
- Terá quatro equipes de cores diferentes e alunos misturados. Cada equipe será formada por alunos de todas as turmas.
- As cores serão: Amarelo, Azul, Vermelho e Verde.
- Será feito um sorteio da equipe na frente dos alunos.
- As equipes participantes deverão comparecer a todas as provas e tarefas, devidamente identificadas.
-As equipes deverão apresentar 1 ou 2 coordenadores “ PROFESSOR” e 2 (dois) auxiliares “ALUNOS”.
II) INSCRIÇÃO
No ato da inscrição, as equipes deverão apresentar:
a) Os nomes dos coordenadores e dos auxiliares;
b) No ato da inscrição, as equipes receberão a relação de tarefas de Artístico-Cultural, para que possam iniciar os trabalhos.
- As equipes participantes deverão comparecer a todas as provas e tarefas, devidamente identificadas.
-As equipes deverão apresentar 1 ou 2 coordenadores “ PROFESSOR” e 2 (dois) auxiliares “ALUNOS”.
II) INSCRIÇÃO
No ato da inscrição, as equipes deverão apresentar:
a) Os nomes dos coordenadores e dos auxiliares;
b) No ato da inscrição, as equipes receberão a relação de tarefas de Artístico-Cultural, para que possam iniciar os trabalhos.
c) A relação dos nomes dos alunos que vão participar de cada atividade.
TAREFAS A SEREM REALIZADAS
- Apresentação de um cartaz da equipe com slogan sobre a data comemorada.
PONTUAÇÃO: 10 PONTOS
- Apresentação de um ex-aluno da escola.
PONTUAÇÃO: 10 PONTOS
- Apresentação do funcionário mais antigo da escola.
PONTUAÇÃO: 10 PONTOS
- Fazer uma música, poema ou paródia sobre a escola.
PONTUAÇÃO: 10 PONTOS
- Apresentação de um morador mais antigo do bairro.
PONTUAÇÃO: 10 PONTOS
- Apresentação de fotos antigos do bairro.
PONTUAÇÃO: 10 PONTOS
TAREFAS A SEREM REALIZADAS
- Apresentação de um cartaz da equipe com slogan sobre a data comemorada.
PONTUAÇÃO: 10 PONTOS
- Apresentação de um ex-aluno da escola.
PONTUAÇÃO: 10 PONTOS
- Apresentação do funcionário mais antigo da escola.
PONTUAÇÃO: 10 PONTOS
- Fazer uma música, poema ou paródia sobre a escola.
PONTUAÇÃO: 10 PONTOS
- Apresentação de um morador mais antigo do bairro.
PONTUAÇÃO: 10 PONTOS
- Apresentação de fotos antigos do bairro.
PONTUAÇÃO: 10 PONTOS
- Construir a maior pipa.
PONTUAÇÃO: 10 PONTOS
PONTUAÇÃO: 10 PONTOS
- Brincadeiras Infantis
PONTUAÇÃO: 10 PONTOS (CADA)
Prés: Corrida do saco
1º anos: Passa a bola
2º anos: Corrida na colher
3º anos: Corrida de mão
4º anos: Pique Bandeira
5 anos: Queimado ou Queimada
BRINCADEIRAS INFANTIS
Explicar cada brincadeira:
*Corrida do saco com revesamento
Números de Participantes: 10 alunos
Desenvolvimento: Marcar com giz no chão as linhas de partidas e de chegada. As crianças deverão estar dentro de um saco. Quando for dado o sinal, as crianças sairão pulando até a linha de chegada. Vence quem chegar em primeiro lugar.
*Passa a bola
Números de Participantes: 10 alunos
Desenvolvimento: As crianças serão distribuídas em quatro filas. A primeira criança de cada fila receberá uma bola. Ao sinal, as primeiras crianças de cada fila pegam as bolas por debaixo de suas pernas e passam para quem está atrás. Esta corre para o inicio da fila e acaba quando a primeira criança chega no início.
*Corrida do ovo na colher com revesamento
Números de Participantes: 10 alunos
Desenvolvimento: As crianças serão distribuídas em quatro filas. A primeira criança de cada fila receberá uma colher de sopa com um ovo cozido. A 15 metros de distancia da linha de partida, haverá um objeto qualquer(cadeira, banco, etc.) Todos os alunos ficam com uma colher e um ovo cozido . Ao sinal dado, todos deverão sair andando, equilibrando o ovo na colher. Quem chegar em primeiro lugar, será o vencedor.
* Pique Bandeira
Número de Participantes: 10 alunos
Desenvolvimento: As crianças são divididas em dois grupos de igual número. No campo, dividido também em dois, são plantados duas bandeiras (uma de cada lado). Cada grupo deve tentar roubar a bandeira do lado oposto, sem ser tocado pelos jogadores daquele lado. Se for tocado, fica preso. O lado que tiver mais jogadores presos e o outro partido consegue finalmente roubar a bandeira.
*Queimado ou Queimada
Número de Participantes: 10 alunos
Desenvolvimento: Dois grupos de crianças. Uma de cada lado. Observa-se a mesma distancia no meio campo, traça-se uma linha, chamada fronteira. O grupo fica distante da fronteira por alguns metros. Atrás do grupo, uma segunda linha, onde fica o cemitério local, para quem for desclassificado. Cada grupo possui o seu cemitério. Os componentes do primeiro grupo chegam a fronteira e atiram a bola no segundo grupo. Se a bola acertar alguma criança do segundo grupo, esta irá para o cemitério do primeiro grupo. Se a criança consegue pegar a bola, ela passa, então ao segundo grupo e este fica com maior poder de atirar a bola. No final, o grupo que tiver menor número de crianças no cemitério, venceu. A bola é atirada com a mão.
*
COMISSÃO JULGADORA
- A comissão julgadora deverá decidir-se a tarefa foi cumprida ou não.
- Marcar a pontuação de cada equipe e fazer a soma na ficha elaborada pela própria escola.
- A comissão julgadora deverá decidir-se a tarefa foi cumprida ou não.
- Marcar a pontuação de cada equipe e fazer a soma na ficha elaborada pela própria escola.
- O 1º lugar - ganhar um passeio.
Tendo em vista que o termo brincadeira é muito amplo e dá margens para várias definições, o principal foco deste projeto é as necessidades de resgatar as brincadeiras infantis no ambiente escolar, pois através das brincadeiras infantis desenvolvidas, às crianças desenvolveram melhor habilidades e o seu contato com o mundo.
Com isso, além do resgate do prazer de aprender o lúdico forneceu uma possibilidade de interação entre os alunos, dando um caráter dinâmico ao aprendizado, fazendo com que o ambiente escolar seja um local prazeroso e divertido.
As escolas, espaço privilegiado de vida e aprendizagem, podem criar condições para o aluno realizar atividades lúdicas livremente e, ao mesmo tempo, poder emprega-lá como estratégia de ensino-aprendizagem.
Deste modo, podemos dizer que através das atividades lúdicas em que o aluno prática, o mesmo se interage e adapta a condição de aprender a: competir, cooperar com seus amigos e conviver num ambiente social. Além de proporcionar prazer e diversão, o jogo, o brinquedo e a brincadeira podem representar um desafio e provocar o pensamento reflexivo do aluno.
As Brincadeiras Infantis trabalhadas: pular corda, brincadeiras de roda, cabra-cega, amarelinha, pega-pega, esconde-esconde, jogos com bolas, entre outras.
Referências Bibliográficas
ANTUNES, Celso. O jogo e a Educação infantil: Falar e dizer, olhar e ver, escutar e ouvir, fascículo 15, Petrópolis, Rio de janeiro: Editora Vozes, 2003.
FONTURA, Tânia Ramos. Jogo em sala: Recurso permite repensar as relações de ensino aprendizagem. In: revista do Professor, Porto Alegre, 19, p.15-19, jul./Set, 2003.
KICHIMOTTO, Tizuko Morchida. Jogos Infantis: O jogo, a criança e a Educação. Petropólis, Rio de janeiro, Editora Vozes, 1993.
_______,Tizuko Morchida. O brincar e suas teorias. Editora Pioneira,
2002.
JR, Adriano José Rossetto... [et al]. Jogos Educativos: Estrutura e Organização da Prática. São Paulo,Editora Phorte, 2009.
OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: Educação e Reeducação num enfoque Psicopedagógico. Petrópolis,RJ: Vozes, 2008.